domingo, 16 de marzo de 2014

Imagens a serviço da ciência

Uma exposição em Glasgow, na Escócia, aberta nesta quarta-feira, apresenta ao público as imagens premiadas da 13ª edição do Wellcome Image Awards.
Um painel de jurados escolheu, entre as novas imagens adquiridas pela biblioteca fotográfica Wellcome - que se apresenta como um dos maiores arquivos de imagens ligadas à medicina do mundo - as mais "informativas, impressionantes e tecnicamente excelentes".

A exposição está sendo realizada no Centro de Ciências de Glasgow (Escócia) e será levada a outras cidades do Reino Unido.

O prêmio fotográfico Wellcome Image Awards anunciou seus finalistas do ano, que produziram imagens impressionantes - entre elas este ovo de piolho, preso a um fio de cabelo, fotografado por Kevin Mackenzie, da Universidade de Aberdeen. ((Kevin Mackenzie, University of Aberdeen/wellcomeimages.org)

A competição anual celebra destaques da fotografia científica e de técnicas relacionadas. Acima, um morcego de orelhas longas, em raio-X. O autor é Chris Thorn, do xrayartdesign.co.uk. (Chris Thorn / xrayartdesign.co.uk/wellcomeimages.org)

As 18 imagens selecionadas foram escolhidas por sete juízes, entre fotos adquiridas pela biblioteca fotográfica da Wellcome Images. Aqui, um tecido de válvula do coração humano com sinais de calcificação, em imagem de autoria de Sergio Bertazzo, do Imperial College, de Londres. (Sergio Bertazzo, Department of Materials, Imperial College London/wellcomeimages.org)

O painel de juízes selecionou imagens que não apenas trouxessem informação científica, como também contivessem beleza estética. É o caso desse embrião de peixe, registrado por Annie Cavanagh e David McCarthy. (Annie Cavanagh e David McCarthy/wellcomeimages.org)

Acima, imagem feita por Anders Persson mostra uma bomba cardíaca mecânica dentro de um tórax. (Anders Persson/wellcomeimages.org)

Spike Walker fotografou cristais de vitamina C oxidada. (Spike Walker/wellcomeimages.org)

Aqui, um close-up de uma flor 'Arabidopsis thaliana', feito por Stefan Eberhard.(Stefan Eberhard/wellcomeimages.org)

As flores astrantias - acima, fotografadas por Henry Oakeley - costumam crescer à sombra de árvores e arbustos, à beira de rios ou em outros locais úmidos. (Dr Henry Oakeley/wellcomeimages.org)

Kevin Mackenzie foi selecionado também com esta imagem, de um exame micrográfico mostrando os detalhes de uma pedra no rim. (Kevin Mackenzie, University of Aberdeen/wellcomeimages.org)

Outra imagem do mesmo Mackenzie: a mandíbula inferior de um humano da época medieval. (Kevin Mackenzie, University of Aberdeen/wellcomeimages.org)

A imagem acima mostra células de câncer de mama sendo submetidas a medicamentos; a autoria é de Khuloud T Al-Jamal e Izzat Suffian.(Khuloud T Al-Jamal e Izzat Suffian/wellcomeimages.org)

Zeynep M Saygin, do Instituto McGovern, no Massachussets Institute for Technologia (MIT), fez esta incrível ressonância magnética de fibras de nervos no cérebro de um adulto saudável. (Zeynep M Saygin, McGovern Institute, MIT/wellcomeimages.org)

A imagem acima é de um composto agrícola, retratado por Eberhardt Josué Friedrich Kernahan e Enrique Rodríguez Cañas.(Eberhardt Josue Friedrich Kernahan e Enrique Rodriguez Canas/wellcomeimages.org)

Kernahan e Cañas são autores também de um semicondutor em células solares/fotovoltaicas. (Eberhardt Josué Friedrich Kernahan e Enrique Rodríguez Cañas/wellcomeimages.org)

Este carrapato minúsculo foi fotografado por Ashley Prytherch, da Royal Surrey County Hospital NHS Foundation Trust.(Ashley Prytherch, Royal Surrey County Hospital NHS Foundation Trust/wellcomeimages.org)

A coleção visual da Wellcome Images é uma das maiores da biblioteca Wellcome e permite o acesso a um amplo catálogo de imagens médicas, manuscritos e ilustrações científicas. Acima, um botão de flor, de Spike Walker. (Lilium flower bud, TS by Spike Walker/wellcomeimages.org)

A exposição entra em cartaz nesta quarta-feira no Centro de Ciências de Glasgow (Escócia). Acima, criatura marinha registrada por Spike Walker. (Spike Walker/wellcomeimages.org)

A mostra também será exibida em outras cidades do Reino Unido, como Manchester, Cardiff, Belfast e Londres. Acima, foca registrada por Anders Persson.(Anders Persson/wellcomeimages.org)

Fonte: BBC Brasil 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...