lunes, 21 de octubre de 2013

Cozinha modernista

O termo "cozinha modernista", usado por chefs que aplicam princípios científicos para dar criatividade a seus pratos, virou tema de livro.
The Photography of Modernist Cuisine, de Nathan Myhrvold, quer mostrar a comida "de forma nunca vista", com "sobreposições de elementos de diversas fotografias para fazer a imagem final".
A intenção é chamar a atenção "a todos os aspectos sensoriais da experiência gastronômica".
A cozinha modernista também é chamada de gastronomia molecular - algo que diz respeito a como o ato de cozinhar muda as propriedades químicas e físicas dos alimentos.

O termo 'gastronomia modernista', usado por chefs que aplicam princípios científicos para dar criatividade a seus pratos, é o tema de uma trilogia de livros de Nathan Myhrvold. Chamada The 'Photography of Modernist Cuisine', a trilogia é publicada neste mês e mostra a comida 'de forma inédita' - como estes vegetais enlatados. (Ryan Matthew Smith/ Modernist Cuisine LLC)

As imagens são composições - "sobreposições de elementos de diversas fotografias para fazer a imagem final", explicam os autores das imagens. A intenção é chamar a atenção "a todos os aspectos sensoriais da experiência gastronômica". (Ryan Matthew Smith/ Modernist Cuisine LLC)

Ferver vegetais como o brócoli a vapor ajuda a manter suas cores e seu valor nutricional. Mas fotografar esse processo não é fácil, diz Myhrvold: o desafio foi "dividir a panela ao meio, montar os brócolis de forma que parecesse natural, fotografar a água fervente e compor todos os elementos". (Nathan Myhrvold/Modernist Cuisine LLC)

Esta foto, dizem os autores, foi uma das mais complexas para se fazer e editar. "Mas mostra o que costuma ficar escondido de nós: as cores das raízes e tubérculos que ficam enterrados".(Ryan Matthew Smith/ Modernist Cuisine LLC)

Para fazer esta imagem 'impossível' de dois hambúrgueres sendo grelhados, os autores tiveram de fazer dezenas de imagens separadas e combiná-las digitalmente. "Fotografar o carvão foi especialmente difícil, já que ele ficava caindo", disse Myhrvold. (Ryan Matthew Smith/ Modernist Cuisine LLC)

A cozinha modernista também é chamada de gastronomia molecular - algo que diz respeito a como o ato de cozinhar muda as propriedades químicas e físicas dos alimentos. Acima, um close-up de uma casca de cebola. (Close-up de uma casca de cebola. (Nathan Myhrvold/ Modernist Cuisine LLC))

Esta imagem mostra um polvo envolto em tinta. Uma técnica modernista para preparar o polvo e deixá-lo mais tenro é a "sous-vide", fervendo-os lentamente em água dentro de sacos plásticos herméticos.(Ryan Matthew Smith/Modernist Cuisine LLC)

Fonte: BBC Brasil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...