viernes, 5 de abril de 2013

Cidades sem luz, mas com estrelas


A galeria Danziger, em Nova York, acaba de inaugurar a exposição Cidades Escurecidas, com imagens do artista Thierry Cohen, retratando metrópoles na escuridão e sem a poluição visual da luz.
Cohen usa um método de fotografia que remete ao século 19, combinando dois negativos diferentes de céu e paisagem.
Primeiro, ele retrata uma paisagem, anotando a hora, o ângulo, a longitude e a latitude exatos da imagem. A partir disso, consegue acompanhar a rotação da Terra e identificar pontos de latitude e longitude em lugares como os desertos de Mojave, Saara e Atacama.
Assim, ele consegue fotografar o que faltava ao céu urbano: as estrelas.


A galeria Danziger, em Nova York, acaba de inaugurar uma exposição com imagens do artista Thierry Cohen, retratando cidades na escuridão e sem a "contaminação" pela poluição visual da luz. Acima, o horizonte de Nova York.


A exposição, chamada "Cidades Escurecidas", traz também esta foto do Rio de Janeiro. Cohen usa um método de fotografia que remete ao século 19. Na época, fotógrafos como Gustave Le Grey combinavam dois negativos de céu e paisagem.


Apontado como um dos pioneiros da fotografia digital, Cohen atualiza a técnica com suas próprias combinações. Ele começa selecionando uma vista da paisagem, anotando a hora, o ângulo, a longitude e a latitude exatos da imagem. Acima, uma foto de Tóquio.


O segundo passo de Cohen é obter uma imagem do céu com claridade atmosférica. Mas não se trata de um céu qualquer. (Acima, Paris).


A partir de suas anotações de coordenadas, Cohen consegue acompanhar a rotação da Terra e pontos de latitude e longitude em lugares como os desertos de Mojave, Saara e Atacama. Assim, ele consegue fotografar o que faltava ao céu urbano: as estrelas. Acima, uma foto de Xangai.


Combinando as duas imagens, Cohen cria uma única foto, a qual por sua vez desperta a pergunta: O que perdemos ao escurecer a visibilidade das estrelas? Acima, Hong Kong.


A exposição "Cidades Escurecidas" ficará em cartaz na galeria nova-iorquina Danziger até 4 de maio. Acima, vemos novamente uma imagem de Nova York. Todas as fotos foram cedidas por Thierry Cohen/Danziger Gallery.

Fonte: BBC Brasil 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...