martes, 9 de abril de 2013

Arte em torrada


Artista e entusiasta da comida, a norueguesa Ida Frosk criou o projeto 'Art Toast' (Arte na Torrada), em que recria obras de arte de figuras como Munch, Monet, Picasso e Van Gogh usando torradas como tela.
Ida conta que começou a "brincar com comida" em junho de 2012, para deixar refeições saudáveis mais divertidas. Ela posta fotos de suas obras em seu site, www.idafrosk.com, com pequenas explicações para quem quiser copiar.
Entre os ingredientes estão maçã, kiwi, iogurte, queijo e uvas passas.

Até hoje, ela completou 15 'obras de arte em torradas', três das quais com obras do norueguês Edvard Munch, em celebração por seu 150º aniversário.



Artista e entusiasta da comida, a norueguesa Ida Frosk criou o projeto 'Art Toast' (Arte na Torrada), em que recria obras de arte famosas usando pães como sua tela, como nessa torrada com queijo e maçã, que lembra o famoso quadro 'O Filho do Homem', do surrealista René Magritte.


Aqui, um autorretrato de Frida Kahlo. "A ideia foi baseada na interpretação literal de 'arte gastronômica' e no desejo de tornar a arte mais acessível', diz ela.


Aqui, reprodução artística de Rothko. "Jogos de palavras me inspiram muito, então passei a explorar o significado literal de 'arte gastronômica' nesta série de recriações."


A obra de Matisse também foi convertida em torrada. Ida conta que começou a 'brincar com comida' em junho de 2012, para deixar refeições saudáveis mais divertidas. Ela posta fotos de suas obras em seu site, com pequenas explicações para quem quiser copiar.


Aqui, 'O Grito', de Munch. Ida também leva sua arte ao Instagram. Até hoje, ela completou 15 'obras de arte em torradas', três das quais com obras de Munch, em celebração por seu 150º aniversário.


Esta torrada foi inspirada 'nas lindas vitórias-régias do pintor francês Claude Monet'. O verde foi feito com pistache e as flores, com fatias de maçã. A vitória-régia é de kiwi.


'Não é tão fácil quanto parece', afirma Ida em seu blog, referindo-se à reprodução do quadro de Jackson Pollock (acima). 'Sinto que não cheguei nem perto da intensidade, da complexidade e da emoção que vejo radiar dessa pintura.'


Essa reprodução de Salvador Dalí traz os icônicos relógios derretendo. 'Fiz versões 'antes e depois' da torrada, esquentando-a para fazer o queijo derreter de verdade.'


Este girassol inspirado em Van Gogh foi feito com damasco e uvas passas, com um vaso de figo sob um fundo de iogurte.


Claro que nenhuma série artística seria completa sem Picasso. Confira mais 'arte na torrada' no site www.idafrosk.com

Fonte: BBC Brasil 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...