viernes, 12 de abril de 2013

A arte das fotos de nascimento


Fotógrafos profissionais estão se especializando em um novo nicho: o das fotos de partos.
Assim como se confia a profissionais as fotografias de casamentos e batismos, cada vez mais pais contratam fotógrafos para registrar o nascimento de seus filhos.
A BBC contatou cinco fotógrafas que se dedicam a fotografar esse momento único na vida das pessoas.
Elas mostram alguns de seus melhores trabalhos e dão detalhes sobre a forte emoção que transparece nas imagens.


Assim como se confia a profissionais as fotografias de casamentos e batismos, cada vez mais pais contratam fotógrafos para registrar partos. A BBC contatou cinco fotógrafas que se dedicam a isso. "Fotografo partos porque além de ser minha profissão é minha paixão, a minha filosofia de vida", diz a brasileira Carol Dias. "As mães geralmente não se lembram de nada, e depois olham as fotos para lembrar de cada minuto daquele momento que viveram plenamente."


"É um momento que não tem explicação, e os pais não sabem como descrever o sentimento. Estou estática há dias. É impossível comparar tanta emoção... Talvez sinta uma emoção maior quando chegar a minha vez de dar à luz", diz Carol. Mais fotos em www.caroldiasfotografia.com.br


Em Porto Rico, esta prática não é muito comum, mas uma das pioneiras no país é Heidy Norel. "A fotografia de partos leva às lágrimas. Por isso me dedico a esse tipo de fotografia, porque prefiro imagens que comovem, que nos lembrem como podemos ser sensíveis, vulneráveis. Naquela momento, a mulher é poderosa e vulnerável, tudo ao mesmo tempo. O pai, por sua vez, torna-se guerreiro e covarde. Parece uma contradição, mas não é," diz Heidy


Nesta foto, a mãe está deitada sobre o corpo e os braços de sua irmã, durante uma contração. As mãos que você vê são de sua irmã, a mãe está de costas. "Eu amo a grande ligação entre elas. Como fossem uma. Ela estava dando à luz a sua filha, por isso há três mulheres em uma linha. Amo esse momento!" Diz Heidy. Mais fotos em www.framespr.com


Melissa Cate, do Oregon nos Estados Unidos, disse à BBC: "Eu gosto de fotografar qualquer tipo de parto, no hospital, ou em casa." Alerta e acordado, este bebê olha ao redor depois de nascer três semanas antes do previsto.


"Após seis horas de trabalho de parto, esta criança nasceu em posição posterior, uma posição muito difícil para o parto," conta Melissa.


"Este foi um belo parto em casa após uma cesárea. O bebê saiu com os olhos abertos. Eu estive em partos que começaram em casa e terminaram no hospital, e eu tive uma cliente que teve um parto tão rápido que o bebê nasceu na cama dela. Já fotografei também um parto normal em casa em que o bebê estava sentado ", diz Melissa Cate


Melissa descreve essa imagem como "o momento mais feliz da vida". "Os nascimentos na água são muitas vezes os mais bonitos, o reflexo da água acrescenta profundidade as fotos, e os partos na água são, normalmente, muito mais limpos, deixando os bebês sem sangue", conta Melissa.


O pai vê seu filho pela primeira vez. Mais fotos em www.melissacatephotography.com


A holandesa Marry Fermont juntou suas duas atividades, obstetrícia e fotografia, e começou a tirar fotos de partos, algo que não existia em seu país. Este foi o primeiro nascimento que ela fotografou. "Foi tão especial que percebi que queria fazer isso pelo resto da vida. A mãe, Tamara, teve um parto difícil, era seu primeiro filho, por isso estava com medo. A criança nasceu sem qualquer ajuda médica. Nesse momento a mãe, aliviada, chora de alegria e o pai está feliz e orgulhoso."


"Neste nascimento, Mirjam (a mãe) não tinha certeza se era capaz de ter um parto natural. Era o seu primeiro filho e estava com muito medo da dor. Teve alguns momentos difíceis, mas lembrou dos conselhos que tinha recebido e conseguiu ter sua filha sem qualquer analgésico", conta Marry


"Quando contei minha ideia às pessoas elas ficaram surpresas. Só pensavam em sangue e dor. Mas quando viram as minhas fotos mudaram de opinião", disse Marry. "Este foi o primeiro filho do casal. Não sabiam se seria um menino ou uma menina. A mãe, Manon, queria um parto natural, mas sentia muita dor nas costas e não conseguiu encontrar uma posição confortável. Este é o momento em que vai para a banheira. Mas logo saiu e o bebê nasceu na cama. "


Tiffany Burke, dos Estados Unidos, diz: "Fotografar partos é um conceito radical. Você está compartilhando um dos momentos mais vulneráveis e ​​íntimos da sua vida com um estranho que vai tirar fotos. Mas fotografar o nascimento é fenomenal...Seu nascimento é o dia mais importante de sua vida. Eu tenho sorte de documentá-lo e contar uma história deste dia incrível e emocionante, o dia em que você se torna parte de uma família. Estas fotos são para sempre".


"Este é a bebê Penny, que nasceu de uma cesariana planejada devido a complicações com o parto anterior da mãe", conta Tiffany. "No momento em que saiu, toda a sala se encheu de alegria e emoção. Muitas vezes cesarianas não são comemoradas porque a mulher não pode dar à luz naturalmente. Muitas mulheres expressam um sentimento de culpa por ter uma cesariana. Eu acho que todos os nascimentos devem ser comemorados. Dar à luz naturalmente não é uma tarefa fácil, mas ser cortado e submetido a uma cirurgia abdominal também não é".


Este é o pai de Penny. "Momentos antes da foto estava nervoso. Com as pernas tremendo. Durante a cesariana pegou a mão de sua esposa. Assim que o bebê nasceu, eu virei e tirei essa foto. Esse é o momento em que viu seu bebê pela primeira vez," lembra Tiffany.


"Este foi um parto na água, na maternidade, completamente natural. Cheguei junto com os pais. A mãe entrou na banheira e logo ficou claro que o bebê viria rápido", conta Tiffany. "Depois de 30 minutos tirei essa foto, na hora em que ela recebe o bebê. Este é um momento que me tira o fôlego. É o momento de alegria máxima que se pode sentir. Aquele momento que você esperou por nove meses. Aquele momento em que você finalmente sabe o que é um coração cheio de amor." Mais fotos em www.tiffanyburkephotography.com

Fonte: BBC Brasil 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...