martes, 5 de marzo de 2013

Os melhores 'do jardim'


Uma foto feita no Estado americano do Oregon por Dennis Frates ganhou a edição 2013 da competição International Garden Photographer, dedicada a imagens de bosques, jardins, plantas e flores.
A imagem vencedora, clicada no Parque Nacional Crater Lake, foi considerada pelos juízes do concurso britânico uma "composição maravilhosamente equilibrada".
A competição é aberta a amadores e profissionais de todo o mundo, sem restrições de câmeras ou técnicas.
Além das categorias mais tradicionais, mostrando paisagens e plantas, há também a categoria "Tornando a Cidade Verde", que mostra árvores e jardins em ambientes urbanos.


Uma imagem feita no Estado americano do Oregon por Dennis Frates foi a vencedora da edição 2013 da competição International Garden Photographer. A foto foi feita no Parque Nacional Crater Lake e, para os juízes do concurso, 'a composição é maravilhosamente equilibrada'.


A competição é especializada em imagens de jardins, plantas, flores e fotografia botânica. Todos podem participar, amadores e profissionais, de todo o mundo, sem restrições de câmeras ou técnicas. Acima, o primeiro lugar na categoria beleza das plantas, com a foto de Debbie Hartley, feita em Camberra, na Austrália.


Esta fotografia mostra as janelas da frente da Casa dos Nenúfares, no Kew Gardens de Londres. O fotógrafo, Anthony Wallis, ficou em segundo lugar na categoria beleza das plantas.


Um incrível amanhecer nos jardins do Château de la Ballue, em Bazouges-la-Pérouse, França, na foto de Nic Barlow. A imagem ficou em primeiro lugar na categoria 'Belos Jardins'.


Na mesma categoria, a foto de Ewa Gryguc ficou em segundo lugar. 'A partir do fim de abril, as árvores frutíferas em pequenos jardins ficam cobertas de flores. (Os jardins) São locais de descanso para as pessoas e refúgio para aves e pequenos animais', disse a fotógrafa.


Na categoria de Vida Selvagem no Jardim, a imagem de Liam Marsh, de Hampshire, na Grã-Bretanha, ficou em primeiro lugar. Ele afirma que assumiu o ponto de vista de uma lesma para capturar 'uma cena comum que está disponível para todos, mas, com frequência, não é notada'.


Em segundo lugar, na mesma categoria, ficou a imagem de Derek Galon, com a imagem de um colibri feita em seu jardim em Victoria, Columbia Britânica, Canadá.


Rob Hunt ficou em primeiro lugar na categoria 'Espaços Abertos', com esta imagem feita em Clifton Downs, Bristol, Grã-Bretanha. 'A luz da tarde era bonita e o vento era forte', disse o fotógrafo, que acrescentou que a foto foi feita no final de um 'dia sombrio de janeiro'.


Uma imagem de um rato-do-campo cercado de maçãs, feita por Alan Price, ficou em terceiro lugar na categoria 'Terra Abundante'.


O primeiro lugar nesta categoria ficou com a foto de Rich Pomerantz. 'Cleveland Crops é um programa que ensina jovens e adultos portadores de deficiência de bairros pobres como cultivar alimentos em fazendas criadas em lotes abandonados', afirmou o fotógrafo.


Gloria King ficou em primeiro lugar na categoria 'Árvores, Bosques e Florestas'. 'Há tempos sou fascinada pelas pinturas tradicionais chineses e fotografias modernas de cenas montanhosas belas e dramáticas'. A imagem acima foi feita em Huangshan, na província de Anhui, China.


Na mesma categoria, a imagem de Sarah-Fiona Helme, chamada de 'Paleta de Outono', ficou em terceiro lugar e foi feita em Dalzell Woods, no norte de Lancashire, Grã-Bretanha.


'Prometia ser uma noite fria e sem vento, seguida de um dia ensolarado. Isto geralmente resulta em uma camada de névoa', afirmou o fotógrafo Andrew George. A imagem ficou em segundo lugar na categoria Paisagens e Flores Silvestres.


Paul Debois venceu na categoria Tornando a Cidade Verde, com uma imagem de uma árvore no coração da 'floresta urbana' em Elephant and Castle, Londres. 'Originalmente criado em 1969, este conjunto habitacional está condenado mas tem mais de 200 árvores. Existe agora uma briga entre a construtora e os moradores, que aceitam a renovação, desde que as árvores permaneçam', disse o fotógrafo


Em segundo e terceiro na mesma categoria ficaram para Valda Bailey com duas fotos feitas em High Line, Nova York. Uma delas é 'Carrot Top', acima.


A exposição das imagens vencedoras ocorre a partir de 22 de março no Jardim Botânico Real em Edimburgo, Escócia. Acima, a imagem de uma toupeira, feita por Alan Price. E mais imagens selecionadas podem ser vistas no site www.igpoty.com

Fonte: BBC Brasil 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...