viernes, 15 de marzo de 2013

Costa do Brasil – Um mar de possibilidades


por Izan Petterle

Barco voltando da pesca diária, Ponta do Corumbau, Bahia - Foto: Bala Blauth


O post dessa semana é de autoria, fotos e texto, da Bala Blauth, fotógrafa e companheira de vida e aventuras do fotógrafo Ita Kirsch.  Eles publicaram recentemente o terceiro livro de fotografias, COSTA DO BRASIL, resultado de uma longa expedição pelo litoral brasileiro, o texto é do Eduardo Bueno. É um belo trabalho, vale a pena conhecer:
“A costa em que as praias se encostam, que dá origem a encontros que encantam com sua imensidão de formas e matizes. A costa dos segredos, das sereias, das areias, das estrelas. E que, depois de milhões de anos descansando nas redes de sua geografia, criou desenhos que movimentam o pensamento e atraem os olhares como imãs. Ao percorrer a costa do Brasil, percebemos que ela é o longo corredor da nossa casa, a linha de retas e entranhas onde as portas da percepção se abrem para deixar entrar os encantos de um litoral literalmente sem igual.
Durante um ano mergulhamos nessa imensidão de margens, mangues, baías, espumas, enseadas, dunas, recifes, rochedos, sombras, silhuetas e tudo o mais que foi possível encontrar. Descobrimos, mais uma vez, que não há como capturar tudo em uma fotografia, mas há a possibilidade de valorizar os detalhes e de eternizar os momentos.
Viajamos por todos os litorais (amazônico, nordestino, do sudeste, do sul), vivemos intensamente cada cor. E, assim, fizemos nascer o nosso terceiro livro: Costa do Brasil.

Capa do Livro Costa do Brasil


Foi no nosso estúdio fotográfico, em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul, que este projeto foi plantado. De lá, embarcamos na nossa Land Rover Defender 110 – companheira de muitas viagens – e partimos carregados com pesadas mochilas abarrotadas de câmeras, lentes, flash, cartões de memória, notebook, HDs externos e muita disposição para enfrentar o calor.
Na estrada, os sentimentos se movimentaram e se fundiram como as águas de um rio que deságua no mar. Vieram perguntas e divagações. De repente, vimos que já não sabemos onde começa o litoral brasileiro. E nem qual o cenário mais deslumbrante. Será o mangue com suas entradas e estranhamentos? Os recifes que, tímidos, se exibem sem exageros no mar verde? Ou a revoada de pássaros apressados em busca de um novo porto seguro?
No fim, a mais difícil das tarefas parece ter sido a de selecionar as imagens para este livro, já que o resultado da jornada somou 38 mil fotos. Acabamos escolhendo aquelas que têm um significado especial para nós, que dizem o que jamais conseguiríamos transmitir em palavras.
Viajar pelo litoral brasileiro fotografando e, após um ano, conseguir fazer um livro de fotografias nos dá mais uma vez a certeza de que é possível oferecer a simples, e ao mesmo tempo complexa, ideia de redescobrir, através de nossas lentes, a dimensão e a importância de nossa costa. Mais do que isso: queremos que nossas imagens despertem em outras pessoas o interesse pelos nossos diferentes ecossistemas e sua conservação.” – Bala Blauth e Ita Kirsch

Revoada de pássaros em Cananeia, São Paulo - Foto: Bala Blauth

Árvore na maré alta, Ilha de Marajó, Pará - Foto: Bala Blauth

Caranguejo vermelho, Fernando de Noronha, Pernambuco – Foto: Bala Blauth

Catador de caranguejo na vazante, Bragança, Pará - Foto: Bala Blauth

Estrela do mar, Ilha do Mel, Paraná, Foto: Bala Blauth

Filhos de pescadores na Barra de Mundaú, Ceará - Foto: Bala Blauth

Lençóis Maranhenses - Maranhão - Foto: Bala Blauth

Menino na Barra do Mundaú, Ceará - Foto: Bala Blauth

Menino nativo brincando em Porto da Ilha de Superagui, Paraná - Foto: Bala Blauth

Nativo entregando barro para artesanato de cerâmica em Belmonte, Bahia – Foto: Bala Blauth

Pescadores na Barra de Sucatinga, Ceará -Foto: Bala Blauth

Praia dos Concheiros, Chuí, Rio Grande do Sul - Foto: Bala Blauth

Prainha do Pontal do Atalaia, Rio de Janeiro - Foto: Bala Blauth


Título do livro: COSTA DO BRASIL
Assunto: Fotografia
Autores: Ita Kirsch e Bala Blauth
Textos: Eduardo Bueno, com introdução de Arno Kayser
Design: Ana Adams
Editora: Ita Kirsch
Valor de capa: R$ 80,00
Contatos : (51) 3593-2208 / (51) 99895588 / (51) 93871740
www.itakirsch.com.br
http://www.facebook.com/CostaDoBrasil
E-mail: bala@fotoita.com.br ou ita@fotoita.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...