viernes, 7 de diciembre de 2012

Sobre a estrada, jabutis e jacarés


por João Marcos Rosa

Redemoinho em Brasília de Minas - Foto: Leo Drumond / Nitro

A minha rotina de fotógrafo na área de documentários envolve muitas viagens e uma administração de tempo preciosa. As escolhas que faço com certeza definirão meu caminho.
No último mês, tive o imenso prazer de receber duas ótimas notícias de fotógrafos muito próximos a mim que, por sua rota e dedicação, puderam celebrar grandes conquistas.
Leo Drumond, meu sócio aqui na Nitro Imagens, recebeu o primeiro lugar na categoria fotografia do Prêmio Jabuti, com o maravilhoso livro Os Chicos. Resultado de uma parceira com o nosso novo elemento, o jornalista Gustavo Nolasco, o livro é um ensaio sobre uma jornada pessoal em busca dos Franciscos e Franciscas que vivem às margens do rio da integração nacional, o Velho Chico.
Somos parceiros desde 2004 quando, durante meses, dividimos quartos de pensões e experiências num projeto em que estivemos envolvidos juntos no Vale do Jequitinhonha, norte de Minas Gerais.

Leo Drumond fotografando em Juazeiro (BA) - Foto: Gustavo Nolasco

A segunda conquista vem de um dos blogueiros desse espaço. Luciano Candisani conquistou o primeiro lugar na categoria animais de sangue frio do Wildlife Photographer of the Year com uma imagem incrível de um jacaré rodeado por peixes sob a água. Para mim, a coroação de uma carreira de muita dedicação e talento.

Eu e Luciano mofando à espera de uma harpia em Bonito (2006)

Esse paulistano eu conheci em 2005, quando buscava respostas para a possível publicação de um projeto. Almoçamos e tomamos um café ali em Pinheiros. E o cara que eu já acompanhava desde as revistasTerra e Photo & Camera, ícones da minha formação fotográfica, se tornava um amigo. Meses depois fomos juntos a Bonito, para fotografar um ninho de harpia. O casal já havia abandonado o ninho, mas os dias que passamos ali me serviram para iluminar o caminho que eu já tentava trilhar.
Aos dois amigos, declaro meu orgulho de poder estar próximo de pessoas que fazem o que acreditam e por isso não encontram barreiras pra realizar seus sonhos.


João Marcos Rosa
É fotógrafo e jornalista. Desde 1998 se dedica a documentar a natureza e a cultura brasileira. Seus trabalhos já foram publicados em publicações do Brasil, da Espanha, dos EUA e da Alemanha. Atualmente, vive em Belo Horizonte, sede da Agência Nitro de fotografia, da qual é um dos fundadores


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...