martes, 21 de agosto de 2012

Novo olhar sobre a arquitetura

Definido como uma celebração fotográfica da arte na arquitetura, o concurso internacional de fotografia digital The Art of Building ("A Arte da Construção") reúne trabalhos enviados por fotógrafos profissionais e amadores do mundo todo.
Em sua terceira edição, o concurso organizado pelo Chartered Institute of Building, que representa os profissionais que trabalham no setor de construção na Grã-Bretanha, vai premiar o melhor trabalho com 2 mil libras (cerca de R$ 6,3 mil).
As 12 fotografias finalistas foram selecionadas entre mais de 3 mil trabalhos inscritos. O público pode votar no site www.artofbuilding.org até 6 de setembro.
O trabalho vencedor será leiloado para levantar recursos para a construção de escolas resistentes a furacões e terremotos no Haiti.


O concurso “The Art of Building” (“A Arte da Construção”) é uma celebração fotográfica da arte na arquitetura. Os 12 trabalhos finalistas vieram de todas as partes do mundo. Esta imagem, do uruguaio Gonzalo Acuña, foi feita em Berlim.


O concurso internacional de fotografia digital, organizado pelo Chartered Institute of Building, está em seu terceiro ano. A foto de Mario Cardenas mostra um morador local em frente às torres do Katara Cultural Village, em Doha, no Catar.


Fotógrafos amadores e profissionais participam do concurso, que dará um prêmio de 2 mil libras (cerca de R$ 6,3 mil) ao vencedor. A portuguesa Ines Costa fez esta foto em Bangcoc, na Tailândia, onde um construtor escolhe as cores das telhas para o telhado de um templo.


Nesta imagem capturada por Kamal Krishore na Índia trabalhadores formam uma fila nos andaimes para passar o material de construção uns para os outros. O público pode votar no concurso no site www.artofbuilding.org até 6 de setembro.


O concurso busca premiar fotografias que tenham um olhar original e provoquem a reflexão. Maksym Khytra fez esta foto de uma sinagoga destruída na Ucrânia.


As 12 fotografias finalistas foram selecionadas entre mais de 3 mil trabalhos inscritos. Ahana Gangopadhyay capturou esta imagem em Chitkul, na Índia, com o objetivo de “explorar a relação entre a velha senhora e sua velha casa de madeira”.


O holandês Frank Trimbos participa do concurso com esta imagem de barracos improvisados em um vilarejo rural na África do Sul. O trabalho vencedor será leiloado para levantar recursos para a construção de escolas resistentes a furacões e terremotos no Haiti.


Esta foto, chamada de “Olho de águia”, foi feita por Zheng Hui Ng, da Malásia, e mostra a escadaria de um templo em Cingapura.


Os participantes do concurso foram encorajados a capturar o ambiente da construção de uma maneira não vista antes. Nesta foto, a britânica Clarissa Debenham mostra escadarias do Estádio Olímpico de Londres.


O foco do concurso no ambiente construído e na relação que as pessoas têm com as construções é inspiração para esta fotografia de Phuc Ngo, que mostra trabalhadores em uma fábrica de tijolos no Vietnã.


A imagem do espanhol Alfonso Batalla mostra um depósito vazio em uma fábrica de açúcar em Bilbao. “Agora parece um templo árabe”, diz o fotógrafo.


“A imagem mostra uma cena completa, dos reflexos de centenas de estruturas menores na cidade aos barcos na água e as pessoas dentro do prédio, assistindo ao mundo lá embaixo”, diz o fotógrafo americano Tim Martin sobre seu trabalho, feito em Hong Kong.

Fonte: BBC Brasil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...