sábado, 19 de junio de 2010

Orugas disfrazadas


Pesquisadores americanos descobriram que centenas de espécies de lagartas e casulos de borboletas e mariposas apresentam "olhos falsos" na Costa Rica. (Foto: Daniel H. Janzen)


Os pesquisadores passaram 32 anos estudando as espécies e concluíram que elas evoluíram para escapar de predadores. (Foto: Daniel H. Janzen)


Todas as espécies estudadas vivem em uma área de conservação, em florestas no noroeste da Costa Rica. (Foto: Daniel H. Janzen)


Algumas dessas espécies chegam a "abrir" os olhos falsos quando algum predador, como um pássaro, se aproxima. (Foto: Daniel H. Janzen)


O estudo foi liderado pelos pesquisadores Daniel H. Janzen e Winnie Hallwachs, da Universidade da Pensilvânia, e de John M. Burns, do Museu Nacional de História Natural Smithsonian. (Foto: Daniel H. Janzen)


AS conclusões foram publicadas nesta semana pela revista The Proceedings of the National Academy of Sciences. (Foto: Daniel H. Janzen)


Janzen ressaltou para a BBC Brasil a necessidade de se preservar o habitat das espécies para garantir sua sobrevivência. (Foto: Daniel H. Janzen)


A Área de Conservación Guanacaste - onde vivem as espécies - foi toda adquirida com doações. (Foto: Daniel H. Janzen)


Os pesquisadores planejam comprar mais uma área de 2,76 quilômetros quadrados, para dar continuidade ao projeto. (Foto: Daniel H. Janzen)


O número de espécies encontradas na região de 124 quilômetros quadrados é equivalente ao total de espécies encontradas nos Estados Unidos. (Foto: Daniel H. Janzen)

Fuente: BBC Brasil
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...